quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Fernando Souza vence na abertura do Go Kart 2009

Antes da corrida o clima era de festa. Além do motivante início de campeonato, o céu nublado da região de Curitiba não atrapalhou e largaríamos com pista seca, o que proporcionaria a primeira oportunidade de contornarmos a parabólica, a mais rápida curva do Kartódromo Internacional Raceland.

Devidamente trajados para o certame em quatro rodas, a festa acabou. Olhares de profunda reflexão para estudar a pista e traçar o caminho mais curto e rápido até a bandeira quadriculada. Com o chamado do diretor de prova, após o briefing, todos os cavaleiros da velocidade tomam seus postos, sedentos para atingir a velocidade da luz e romper a barreira do tempo.

Nos cinco minutos para definição das posições de largada, um rápido reconhecimento da pista, a ótima sensação de acelerar tudo na parabólica e o alinhamento do grid. A primeira pole position do ano é de Marcelo Urânia, com 1:05.703, seguido por Fernando Souza (+0.720) e Cristiano Castilho (+0.789).



Na largada, Urânia fica esperando a luz verde - que na Raceland não existe, a largada é dada como na F1, quando todas as luzes se apagam - e é ultrapassado por Souza, C Castilho e Daniel Weimer. No miolo, Urânia se fode mais um pouco e cai para o 6º lugar, ultrapassado por Waltin Petla e Tuna Castilho. Fábio Santarosa é pressionado por Eduardo Grelha e Henrique Gerê, perde a traseira e roda, caindo para último.

Na frente, briga boa nas primeiras voltas entre Souza, Cris Castilho, Weimer e Petla, seguidos por T Castilho e Urânia, que logo demonstra fraqueza mental e roda de novo. No miolo, C Castilho chega a ultrapassar Souza e assume a liderança. Mas já no final da reta oposta, Souza retoma a ponta e C Castilho roda logo depois, perdendo várias posições.

Sem conseguir acertar o kart para a classificação, Alessandro Gonçalves e Jardel Macedo largam no pelotão de trás, mas vão ganhando posições e encostam em Richard Lichtenberg. Logo atrás, vem Jeferson Zimmermann, outro que teve problemas na classificação e nem conseguiu tempo, mas sem demora encostou no bloco intermediário, seguido por Solano Esteche, Marcos Bonato e Gilberto Schulze. Um pouco atrás, ainda se acostumando com os pneus slicks e com as armadilhas da pista, Mizael Silva e Carlos Felipe travavam árdua disputa. C Felipe, inclusive, é advertido por dificultar ultrapassagem dos líderes enquanto busca incessantemente alcançar Silva.


Na metade final da prova, a briga pela liderança fica entre Souza, Weimer e Petla. Macedo alcança o quarto posto com a quebra do kart de Gonçalves, que fazia excelente corrida, e acompanha a briga entre C Castilho e Santarosa. Logo em seguida, vem T Castilho, Zimmermann, Grelha e Urânia. Gonçalves volta dos boxes ainda a frente de Grelha. Urânia ultrapassa Grelha na saída do miolo e percebe que o adversário tem uma pane em seu kart. Macedo bobeia e perde posições para a dupla que vinha logo atrás. Tuna Castilho também enfrenta problemas e estoura o cabo do acelerador, sendo preciso a troca do kart. Grelha volta com rapidez e perde poucas posições, mas Tuna não tem a mesma sorte, ficando a frente apenas de Silva e Felipe.

Nas últimas voltas, Souza consolida-se na ponta, enquanto Weimer e Petla trocam posições a todo instante e , assim como Cris Castilho e Santarosa, travam as disputas mais emocionantes da prova. Macedo vem tranquilo, seguido por Zimmermann. Gonçalves é pressionado por Urânia. Logo atrás temos Lichtenberg e Grelha, seguidos por Esteche, Bonato, Schulze e Gerê.

Com o diretor de prova já segurando a quadriculada nas mãos, as disputas se intensificam e a emocionante primeira prova do Go Kart 2009 termina assim:


Premiação para os cinco primeiros colocados:


Confira como ficou a classificação do campeonato:


A segunda etapa do Go Kart 2009 será disputada no Kartódromo de São José dos Pinhais, no dia 06 de abril, às 16h e às 16h30. A grande novidade para a próxima corrida é o sistema de duplas, conforme regulamento, o quê deve implementar ainda mais emoção às disputas e ao campeonato. Veja quais são as duplas para a segunda etapa:


Caçadores de velocidade, GO KART!

(fotos por Juju Perrella,
planilhas por Fernando Souza,
texto por Marcelo Urânia e Fernando Souza)

6 comentários:

Túlio disse...

profissional o esquema...

falta dar nomes pros trechos do circuito. "Curva do sol" e "laranjinha" podem se transformar em "Curva da carne de sol" e "acerolinha".

Fernando Souza disse...

belíssima prova! o campeonato promete!!

Marcelo Urânia disse...

vejam a foto do grid de largada e comparem as pernas do piloto do kart 14 com o piloto do kart 15.

eu deveria largar 15 metros na frente só pq meu joelho esbarra no meu braço qdo preciso virar o volante! hahahaha

Unknown disse...

Yeah, ótimo trabalho.
Dá vontade de fazer aquela parabólica todo dia, haha.

Fiquei felizão com minha dupla.

\o/

Eduardo Araújo disse...

Grande corrida!!! Massa demais a pista intera, e as últimas curvas são realmente duca!

Espero não ter problemas DE NOVO com karts, e emagrecer uns quilos pra tentar chegar no pódio

Anônimo disse...

Show de bola a primeira etapa... Parabéns pela organização!! Nunca tinha corrida na Raceland, mas aquela chiquene antees do grid é animal de fazer!!!

Vamos ver quem vai faltar para eu poder correr a próxima... eueuhuehuehuhe

Marcelo, ano que vem me inscrevo antecipadamente! euhuehuehe