segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Go Kart 2009: regulamento

1. CALENDÁRIO

O Campeonato GO KART será composto por 6 etapas – quatro provas serão disputadas na Raceland International e duas no Kartódromo de São José dos Pinhais. As corridas acontecerão no segundo sábado dos meses pares, passíveis de alteração, com aviso prévio.


14/02 Raceland (1º traçado) > GP Fittipaldi
05/04 Kartódromo SJP > GP Piquet
06/06 Raceland (2º traçado) > GP Senna
08/08 Raceland (3º traçado) > GP Prost
10/10 Kartódromo SJP > GP Fangio
12/12 Raceland (4º traçado) > GP Schumacher

2. ETAPAS

2.1 TOMADA DE TEMPO

Na Raceland, a tomada de tempo será disputada por todos os pilotos ao mesmo tempo. No Kartódromo SJP, a tomada de tempo será disputada por até 10 pilotos, de acordo com as limitações físicas do próprio kartódromo, que comporta apenas 15 karts em cada prova. Após a realização da tomada de tempo, será estabelecido, conforme performance individual, medida em telemetria, o grid para a largada das provas: cada piloto deverá largar na posição que obteve na tomada de tempo: o mais rápido largará em primeiro, o segundo mais rápido em seguida e assim sucessivamente.

2.2 LARGADA

Na Raceland, alinharão todos os pilotos para disputarem a corrida e não haverá punição para os ausentes.

No Kartódromo SJP, as provas terão o grid dividido pela metade, de acordo com as limitações físicas do próprio kartódromo, que comporta apenas 15 karts em cada prova. Dessa forma, serão duas corridas com 10 pilotos alinhados para a largada. Com o grid pela metade, pontos pela metade.

2.3 CORRIDAS

Na Raceland, todos os pilotos correm ao mesmo tempo.

No Kartódromo SJP, a divisão do grid tomará por base a classificação do campeonato, onde os colocados em posições ímpares (líder, 3º, 5º...) correm na primeira prova, e os colocados em posições pares (2º, 4º, 6º...) correm depois. Para que os pontos conquistados por cada piloto sejam equivalentes aos das corridas na Raceland, ocorrerá formação de duplas entre os pilotos da primeira prova com os pilotos da segunda prova, com soma de pontos entre a dupla.

O melhor colocado do campeonato (posição ímpar) presente na etapa disputará a corrida 1 e formará dupla com o pior colocado do campeonato (posição par) presente na corrida 2, somando os pontos que conquistarem (1º + 20º). O segundo melhor colocado do campeonato (posição par) presente na etapa disputará a corrida 2 e formará dupla com o segundo pior colocado do campeonato (posição ímpar) presente na corrida 1, somando os pontos que conquistarem (2º + 19º). E assim sucessivamente, conforme tabela abaixo:

(corrida 1, posições ímpares) + (corrida 2, posições pares)

01º colocado geral do campeonato + 20º colocado geral do campeonato
03º colocado geral do campeonato + 18º colocado geral do campeonato
05º colocado geral do campeonato + 16º colocado geral do campeonato
07º colocado geral do campeonato + 14º colocado geral do campeonato
09º colocado geral do campeonato + 12º colocado geral do campeonato
11º colocado geral do campeonato + 10º colocado geral do campeonato
13º colocado geral do campeonato + 08º colocado geral do campeonato
15º colocado geral do campeonato + 06º colocado geral do campeonato
17º colocado geral do campeonato + 04º colocado geral do campeonato
19º colocado geral do campeonato + 02º colocado geral do campeonato
eventual piloto reserva 1 + eventual piloto reserva 2
eventual piloto reserva 3 + eventual piloto reserva 4

Na eventualidade de algum piloto faltar nas corridas em SJP, o piloto sem dupla ganhará pontos bônus, enquanto o piloto ausente perderá 5 pontos na tabela de classificação. O bônus será a média de pontos por corrida no Kartódromo SJP, onde 96 pontos são distribuídos por 10 pilotos, resultando no bônus de 10 pontos - já arredondado, afim de facilitar a soma na tabela geral do campeonato. Os pilotos reservas correrão apenas se formarem duplas com outros pilotos reservas, num limite de 12 pilotos por corrida, com sorteio para definição de quem corre em cada prova. Obviamente, os novos pilotos reservas devem arcar com a taxa de inscrição proporcional.

O piloto que sofrer advertência (bandeira preta e branca com o nº do kart), em qualquer prova do campeonato, perderá 3 pontos na etapa disputada, cada vez que for assim advertido. O piloto que for desclassificado (bandeira preta e o nº do kart), perderá 5 pontos na etapa disputada.

A tabulação de resultados por prova será baseada na soma dos pontos obtidos por cada piloto na corrida, deduzindo-se os pontos das penalizações e/ou somando as bonificações. Assim, a classificação final para premiação do GO KART será a somatória dos pontos obtidos pelos pilotos ao longo das 6 etapas. Mediante pagamento da taxa de inscrição, serão premiados com troféus do campeonato os 3 primeiros colocados, com medalhas especiais do 4º ao 10º colocados e com medalhas de honra ao mérito aos outros competidores.

Critérios de Desempate:
1º Maior número de vitórias.
2º Melhores colocações nas Etapas.
3º Maior número de Pole Positions.
4º Maior número de Fast Laps.
5º Maior número de Corridas.

3. PONTUAÇÃO

3.1 ETAPAS RACELAND

01º lugar: 30 Pontos
02º lugar: 26 Pontos
03º lugar: 24 Pontos
04º lugar: 22 Pontos
05º lugar: 20 Pontos
06º lugar: 18 Pontos
07º lugar: 16 Pontos
08º lugar: 14 Pontos
09º lugar: 12 Pontos
10º lugar: 10 Pontos
11º lugar: 09 Pontos
12º lugar: 08 Pontos
13º lugar: 07 Pontos
14º lugar: 06 Pontos
15º lugar: 05 Pontos
16º lugar: 04 Pontos
17º lugar: 03 Pontos
18º lugar: 02 Pontos
19º lugar: 01 Ponto
20º lugar: 00 Ponto

3.2 ETAPAS SJP

01º lugar: 15 Pontos
02º lugar: 13 Pontos
03º lugar: 12 Pontos
04º lugar: 11 Pontos
05º lugar: 10 Pontos
06º lugar: 09 Pontos
07º lugar: 08 Pontos
08º lugar: 07 Pontos
09º lugar: 06 Pontos
10º lugar: 05 Pontos
11º lugar: 03 Pontos
12º lugar: 01 Ponto

3.3 PONTOS EXTRAS

Pole Position: 02 Pontos
Fast Lap: 02 Pontos
Advertência: -03 Pontos
Desclassificação: -05 Pontos
Ausência em SJP: -05 Pontos

4. TAXA DE INSCRIÇÃO

A taxa de inscrição será totalmente revertida para a premiação e, além de fortalecer o vínculo piloto-campeonato, tornará o Go Kart competitivo até o final com a permanência de todos os 20 pilotos no grid. A taxa de inscrição para o Go Kart 2009 é de R$17,14 por piloto, destinados à compra de:

40 medalhas x R$3,40 = R$136,00 (medalhas aos 5 primeiros de cada corrida)
troféu campeão = 42,00
troféu vice = 39,50
troféu 3º = 38,50
10% desconto nos troféus = (R$12,00)
17 medalhas x R$3,75 = R$63,75 (medalhas de participação, ao final do campeonato)
etiquetas = R$35,00

total: R$342,75
dividido por 20 cabeças: R$17,14

Caso alguém desista do campeonato ou caso algum piloto oficial falte em alguma etapa, obviamente abrirá vaga no grid para competidores extra-campeonato. Sendo da vontade do novo competidor contar pontos para o campeonato, será cobrada taxa de inscrição também.

Para o competidor que substituir algum piloto em todo o restante do campeonato, será cobrada uma taxa proporcional ao número de provas, com arredondamento para cima. Se para o campeonato todo a taxa é de R$17,14, cada prova corresponde à R$2,85, mas nesse caso será R$3,00 por prova restante, que será revertida em medalhas ou churrasco e cerveja.

Para os pilotos que substituem eventualmente outros pilotos, mas não conseguem vagas para disputar todo o campeonato, também há possibilidade de tabular os pontos para o campeonato, pois se completar o grid em 3 ou 4 ocasiões, já pode marcar pontos suficientes para uma posição interessante na tabela geral do Go Kart, será cobrada uma taxa um pouco maior, r$5,00, também revertida em medalhas extras ou churrasco e cerveja.

Go Kart! Go Kart! Go Kart!

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